Home Sobre Anuncie Contato

Entrevista: Renato Buratto

postado por Minha Vida de Cão



Nosso entrevistado de hoje é o Renato Buratto. Conheci ele através da internet e adorei o trabalho dele, é aquele tipo de pessoa apaixonada pelo que faz e esse amor passa para gente. É muito bonito "ver" ele falando, tenho certeza que vai inspirar vocês.

Vamos a entrevista:


Se apresente e conte sua história!
Sou Renato Buratto, nasci e cresci em Campinas e sou um apaixonado pelas relações interpessoais. Trabalho na Tastemakers e gerencio o núcleo que cuida do relacionamento entre as nossas marcas e pessoas dos mais diferentes perfis.

Qual sua formação, e sua profissão?
Sou formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), portanto me arrisco a dizer que sou um publicitário por formação e um relações públicas por vocação.

Como é trabalhar com tantas marcas icônicas? O que mais gosta nesta profissão? 
Trabalhar com marcas icônicas é uma grande responsabilidade, pois cada marca é única e possui valores e características singulares, portanto devem ser vistas e tratadas com o maior respeito. O incrível dessa profissão é justamente poder mergulhar em universos tão diferentes e realizar ações que agreguem valor tanto para as marcas como para as pessoas que se relacionam com ela.

Para ser RP precisa ser? 
Precisa gostar de gente. Precisa respeitar as pessoas como elas são e trabalhar a chamada “comunicação dirigida”, ou seja, tratar cada indivíduo de maneira única, afinal ninguém é igual a ninguém. É o tal “win/win”, em que todo mundo ganha algo, sejam as marcas ou as pessoas que com ela se relacionam.

Mudou muito seu trabalho depois das redes sociais? Dificultou ou facilitou sua vida?
Com certeza mudou! Não diria que dificultou, nem que facilitou. As redes sociais são apenas ferramentas que, dentre outras coisas, nos ajudam a conhecer um pouco melhor determinada marca ou pessoa. No entanto, se você não tem uma relação pessoal e direta com aquele perfil, a relação pode estar fadada a algo superficial demais. Isso significa que, se você quer conhecer algo ou alguém, esteja sempre presente (não apenas virtualmente) na vida das pessoas.

Qual sua rede social preferida e por quê?
Instagram, definitivamente. Pela rapidez com que as informações surgem, pela beleza das fotos que posso ver ou postar, pela facilidade em me comunicar com as pessoas.

Você trabalha com muitas marcas de alimentação. Como faz para não comer tudo? 
Risos. Hehehe... sou daqueles que vestem a camisa, mesmo! Consumo as marcas com as quais trabalho, até porque preciso conhecer intimamente cada marca. Com o tempo você aprende qual a melhor ocasião para comer determinado produto, e então tudo se ajeita!

Com qual marca gostaria de trabalhar? E qual mais te orgulha?
Acho essa pergunta difícil, pois eu estaria sendo leviano se elencasse apenas uma ou outra marca. Adoro as marcas com as quais trabalho, e como eu falei anteriormente, tenho o maior respeito por todas. Sem demagogia, a Tastemakers trabalha com marcas incríveis e nas quais acredita muito.

O que uma influenciadora precisar ter ou fazer para de destacar? Um feed bonita realmente conta?
Para se destacar, uma influenciadora precisa ser verdadeira com ela é também com seus seguidores. Precisa mostrar que o que ela faz, consome ou pública são feitos de maneira genuína. Dessa forma, ela conquista a admiração de seus seguidores e, em muitos casos, o reconhecimento de marcas que fazem parte do dia a dia dela. Um feed bonito é importante, até porque isso demonstra um cuidado dela em relação ao trabalho.

Quais dicas você daria para um jovem que sonha em ser RP? 
Seja curioso! Estude muito, tenha capacidade técnica para trabalhar, mas nunca deixe de lado a capacidade pessoal de se comunicar e se fazer entender. Trate seu trabalho como você trata alguém de quem gosta muito: com respeito e admiração.



Sua profissão lhe proporciona momentos incríveis, conhece muita gente famosa. O que te faz manter os pés no chão?
 Na realidade o fato de alguém ser famoso é apenas um detalhe. No fundo somos todos seres humanos com qualidades e defeitos. Assim também é a pessoa famosa, porém ela é conhecida do grande público.

Suas metas para 2018?
Ter saúde, disposição e seguir acrescentando na vida das marcas e das pessoas com as quais me relaciono.

Deixe um recado para as leitoras do blog que admiram seu trabalho.
Bora ser feliz! Nunca é tarde pra nada, então arregace as mangas e corra atrás dos teus objetivos.








Vou deixar o Instagram dele para quem quiser acompanhar, vale a pena ele é uma pessoa super do bem, que passei a admirar.

Espero que tenham gostado!!!
Beijos e Lambidas.
Cris e Pipa



2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Eu não o conhecia e gostei muito da forma que ele falou sobre RP. E acabou dando uma baita dica para quem tem o desejo de ser influenciador!

    http://www.oigorismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ele é um amante de RP, uma pessoa realmente especial. Quando ele fala a gente sente a paixão. É impossível não se contagiar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir