Home Sobre Anuncie Contato

Entrevista: Bruna Tavares do Pausa Para Feminices

postado por Minha Vida de Cão


Gente, hoje teremos uma super entrevista com quem...com quem... com ninguém menos que a linda, diva master Bruna Tavares. Sim, sou fã e a admiro muito pelo seu trabalho e pela sua pessoa. Mesmo sem saber me ajudou muito, em vários momentos difíceis da minha vida. Entrava no blog dela e já me sentia melhor. Ela é incrível, muito humilde e querida. Assim que falei da entrevista ela topou na hora e eu fiquei claro, muito feliz. Não sei explicar qual o meu sentimento neste momento por conseguir uma entrevista com alguém que admiro tanto. E mesmo sem conhecer pessoalmente, parece que conheço faz anos, é muito louco isso!
Vamos a entrevista:
  
Conte como tudo começou?
Eu criei o blog em 2009, no ano em que me formei em jornalismo. Estava parada e queria um emprego na área de moda. Conheci alguns blogs nesse período, de jornalistas de moda, o Dia de Beauté e o It Girls, elas me inspiraram a fazer um blog também por serem jornalistas. Senti que o blog seria o meu portfólio e uma porta para fazer contato com elas e outras jornalistas. Deu certo, através do blog consegui emprego no UOL e posteriormente na Editora Abril. 

Quando você percebeu que o blog poderia virar um negócio?
É difícil determinar um momento porque a verdade é que eu demorei muito pra acreditar. Quando eu criei o blog não existia profissão blogueira, nem "jabá" e nem eventos existia ainda para blogs. O maior blog ainda era "pequeno", sabe? Eu acompanhei tudo, vivenciei mesmo. Tive a sorte de ter meu blog sempre atrelado a um grande portal, e na época do UOL mesmo minha chefe (a Carla, do Modices) me falou que o Pausa tinha potencial para ganhar dinheiro. Esse foi o primeiro momento que parei pra pensar nisso, mas achei bobagem. Não dei bola! Só que ai comecei fazer alguns publis, lembro que meu primeiro publi foi 50 reais, e eu já fiquei alucinada. CARACA! Pra quem tinha salário de estagiária 50 reais era incrível. Mas foi quando fechei meu primeiro contrato grande que realmente acreditei, mas acreditei desacreditando, achei que ia fechar aquele e nenhum mais. Que tinha "ganhado na SENA" rsrsrs. Foi um contrato de um ano que assinei com a SEDA pra ganhar 800 reais por mês (que já era maior que meu salário na época). Ali foi um grande passo, mas não acreditei que isso ia continuar. Mas de fato no final desse ano o meu blog já tinha estabelecido um bom salário mensal. Eu ainda estava trabalhando em redação (agora na Abril e como Editora) e mesmo assim o blog me dava mais dinheiro por mês. Abri empresa com ele e graças a um conselho de chefe, mais uma vez, resolvi largar a redação (com o coração na mão) e me dedicar integralmente ao blog. Deu certo! Muito certo. Mas foi algo que fiz depois de 3 anos trabalhando na redação concomitante ao blog, porque eu demorei de fato pra acreditar nessa possibilidade.

Qual sua maior conquista como blogueira?
A minha coleção de maquiagem, é algo único, grande e especial. Mas tem coisas incríveis como estar na lista dos blogs mais influentes do mundo (lista da Signature 9) e fazer parte da equipe de CARAS.

Uma viagem inesquecível que o blog te proporcionou? 
Com certeza a minha última para Orlando com CARAS. Tem post Aqui. Nunca fui tão bem tratada na vida rsrs. Fora que foi divertido e muito profissional. 

Onde você busca inspiração? 
Tudo me inspira, sou uma artista rsrs! A natureza me inspira, o cinema me inspira, o teatro me inspira e as pessoas me inspiram.
 

Toda essa fama te assusta? Ou você gosta?
Assusta. Confesso! Estou começando a me desligar disso agora. Porque no começo eu postava uma coisa e ficava atualizando toda hora pra ver os comentários das pessoas. Já dormi muitas vezes aflita sabendo que enquanto eu dormia tinha gente vendo meus vídeos, meus posts. Rolou uma paranoia. Às vezes digito meu nome no Google e encontro cada foto que nem sei da onde veio. rsrs. Esse alcance é surreal, e pra mim o pior é não ter controle disso, sabe? Não ter controle por onde minha imagem e minha mensagem se espalha. Por isso eu tento me preservar ao máximo. Mas hoje estou mais tranquila, meio que chutei o balde. Já aceitei essa condição de exposição, estou me sentindo mais a vontade. Porque no começo, pra mim, foi tenso. Não estava preparada. Entrei na faculdade de jornalismo muito focada em trabalhar com bastidores e produção, e de repente o blog me levou para ser protagonista. O lado maravilhoso é o carinho dos leitores, hoje em dia toda vez que saio de casa alguém me reconhece, tira foto. Até em Orlando, até no avião rsrs! É gostoso demais. A gente se sente querida, amada, não tem como não amar e respeitar isso. Esse amor supera qualquer bloqueio! Esse carinho me livrou dessa paranoia que eu vivenciei por um bom tempo.

Você tem noção que é uma das blogueiras mais influentes do Brasil? O que passa na sua cabeça? 
Uau, obrigada por isso! Eu não penso muito sobre isso. Tudo na internet é rápido. Hoje sou influente e amanhã posso ser esquecida. É tenso (de novo rsrs!). Tento não pensar sobre isso, pra ser sincera. Sou focada no meu conteúdo. Meu alcance e influência atuam mais como reguladores. Eles me fazem pensar duas mil vezes antes de aplicar o publicar. Porque sei que vou influenciar muita gente. Penso nessa influência mais como uma responsabilidade do que uma dádiva. É tenso usar essa influência sempre para divulgar outras pessoas que estão começando e que são talentosas. Acho importante dividir!

Como é ter uma coleção de maquiagem criada por você?
É o máximo! Navego pelas hashtags das cores e a #pausaparafeminices e fico babando. Mas é trabalhoso! Sou muito ligada no feedback das clientes, não consigo me desligar nunca. Penso na coleção o tempo todo. Minha cabeça fica a mil! É o que eu acho que vai ficar dessa história de blog. YouTube, blog não sei o futuro. Mas maquiagem sei que sempre vai existir mercado e gente interessada. Minha coleção representa meu futuro. Meu "império" (quem sabe, né? rsrs).

Sua filha já segue teus passos, tem até batom, podemos esperar por uma sucessora?
Minha filha quer ser YouTuber. Ela ama! Eu que dou uma segurada porque acho ela novinha pra ter um canal próprio. Mas não vou conseguir segurar por muito tempo. FATO! Ela é muito criativa e imagino que me ajude na coleção, mas não vou botar pressão, deixo ela bem livre. O Magia das Fadas e o Maçã do Amor foram ideias dela, ela pediu, não fui eu que cutuquei, sabe? Depois deles elas não se manifestou mais pra outras cores. Mas se surgir vai ser lindo e especial. Ela é muito inteligente. E eu coruja rs!

Vejo que você é muito família, eles sempre te apoiaram ou no começo não acreditavam no blog?
Sou muita família, até demais. Tenho uma dificuldade enorme de fazer as coisas sem minha família. Preciso deles pra tudo! Sempre tive apoio porque eu tive o blog e concomitante a ela (como expliquei acima) minha carreira de jornalista, e uma bem sucedida carreira. Meus pais viram que o blog foi capaz de me arrumar um emprego, e um excelente emprego. Trabalhar na Abril é o sonho de qualquer jornalista (ou de quase todos rs) então sempre me apoiaram. Minha mãe me deu o primeiro notebook, meu pai pagou meu primeiro layout e meu marido sempre me ajudou e acreditou. Devo tudo a minha família!

Todo mundo quer ter um blog, achando que é uma coisa fácil. Mas sabemos que não é bem assim. Quais suas dicas para blogueiras iniciantes?
Não é fácil mesmo! Eu demorei 3 anos para começar a ver algum resultado. Pra mim foi mais tranquilo porque ninguém estava "se dando muito bem" com blogs, então eu não ficava na pressão. Foi tudo natural. Eu fazia porque gostava, porque gostava de escrever o que me dava na telha. Acho que o principal é você gostar de escrever, postar, fotografar, sentir prazer nisso, independente de qualquer coisa. Um conselho que dou é: faça um bom conteúdo diferenciado e depois que tiver meses de blog procure uma parceria com algum portal tipo R7, UOL etc...Isso ajuda muito! E esses portais sem interessam por conteúdo, mesmo que você não tenha muito acesso ainda, o que interessa pra eles é o seu conteúdo essencialmente. Então foque nisso! E não coloque muita pressão. Faça porque é gostoso, divertido, e logo oportunidades irão aparecer. O mercado de blogs só cresce, as empresas adoram, e tem espaço pra todo mundo. Mas pra esse espaço existir você não pode querer fazer igual ciclana, fulana e beltrana, você tem que ser única. E todos nós somos únicos, então basta valorizar o que você é e demonstrar isso no blog com bom conteúdo. 

Acha que ainda tem, espaço no mercado para novos blogs?
Sim, como disse anteriormente. Espaço para blogs que fazem coisas diferentes. Que tem um foco especial. Que são únicos, pessoas únicas. Hoje, por exemplo, vejo um boom de blogs focados em conteúdo de batom/boca. Tem muita gente crescendo nisso, e consigo pensar em pelo menos umas três áreas que se tivessem blog bombariam!

Como lida com as criticas?
Hoje não ligo mais não, dou risada até! Tiro sarro de mim mesmo, sabe? Porque é engraçado, não tem jeito! As pessoas falam cada coisa que se você for se ofender você morre. Então melhor rir, né? No começo eu sofria, hoje foco nos elogios e nas poucas críticas construtivas, porque uma coisa é crítica construtiva, de alguém que você percebe que curte seu trabalho e que de fato está ali pra agregar, vejo que esse tipo de pessoa toma o MAIOR cuidado na hora se escrever a crítica, ela elogia antes inclusive pra provar que gosta do seu trabalho. Isso é especial. Agora chegar com 5 pedras na mão não dá, né? Ai é só questão de ignorar mesmo!


A Princesa e a princesinha linda da Sabrina. É muito amor!!!


Todo mundo já sabe, mas vou deixar o blog dela Aqui para quem quiser fazer uma visita. Essa sereia é muito merecedora de tudo que conquistou. Sou FÃ.


Espero que tenham gostado!!!
Beijos e Lambidas.
Cris e Pipa


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Que legal a entrevista. Imagino mesmo o qto vc deve ter ficado feliz. Parabéns pela entrevista.
    Confesso que fiquei curiosa em saber quais são as três áreas de blogs que bombariam!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sim, Patricia muito feliz. Ela é muito querida.
    Também fiquei hahahaha.
    beijos

    ResponderExcluir