Home Sobre Anuncie Contato

Entrevista com Fernando Luis Cardoso

postado por Minha Vida de Cão

Olá meus amores!!! Esta semana teremos mais uma entrevista. Desta vez com o querido Fernando Luis Cardoso. Ele é relações publicas da Sala de Imprensa em SP. Conheci ele por acaso no Instagram e me deparei com uma pessoa muito carismática, humilde, sempre de bem com a vida. Aquela pessoa que você pode conversar por horas e não vê o tempo passar sabe? Ele é sempre muito atencioso.  Acho incrível o trabalho que ele faz e tenho uma enorme admiração por ele.
Vamos a entrevista:

Se apresente e conte sua história:
Meu nome é Fernando Luis Cardoso, tenho 31 anos. Sou jornalista e sócio proprietário da assessoria boutique @saladeimprensasp que no ano passado completou 10 anos no mercado de moda, beleza e consumo. Grandes marcas nacionais e internacionais já passaram por nossa gestão o que me deixa orgulhoso de poder ter acumulado cases de sucesso nestes seguimentos. 
Como é ser relações publicas, e o que faz exatamente? 
O bom RP é, na verdade, um grande articulador político. Ele é a ponte entre duas fontes de interesse, sejam elas uma marca e a imprensa de moda, um blog e uma revista, uma empresa e um público especifico. A vida do RP se resume em articular oportunidades interessantes e coerentes para os dois lados. Muitas vezes ele precisa saber convencer.
Você lê muitos blogs?
Eu acompanho diariamente os posts dos blogueiros da plataforma @alternativadeblogs. Como
orientador e como idealizador do projeto que tem como objetivo dar visibilidade a blogueiros fora do eixo Rio - SP.
Fale um pouco mais sobre a plataforma @alternativadeblogs. Ainda há vagas neste projeto?
Alternativa de blogs não é um fhits, mas sim uma comunidade de blogs fora de São Paulo que articulam em conjunto buscando uma maior visibilidade coletiva. Por hora seria um caso a se estudar se temos mais vagas. Ainda não temos todos os integrantes fidelizados, o que me faz sempre pensar que existe espaço para mais alguém que faça a diferença.
Quais as dicas para blogueiras iniciantes? 
Minha dica  para blogueiras iniciantes é foco em um seguimento, em um estilo. Não atirar para todo lado, mas sim identificar algo que goste e possa falar com propriedade.
Como seleciona os blogs para trabalhar com vocês?
Qualidade de texto, imagem pessoal, simpatia, sintonia com o "leitor" e ter um consideravel publico seguidor. Esses são os principais pontos que levamos em consideração.
Quando entra em um blog, qual a primeira coisa que olha e porque? 
Layout da pagina, isso é o mais importante. A primeira imagem diz tudo sobre seu blog. Se ele é sério, descontraído, amador, profissional, entre tantas outras coisas. Por isso sempre orientamos que não adianta um super look do dia quando o seu blog não Tem um super "look" (layout).

Você sempre quis trabalhar com moda?
Na verdade eu estudei cinco anos de italiano e pretendia seguir a carreira de Relações Publicas internacionais, tinha intenção de trabalhar com marcas de luxo do mercado europeu, posso dizer que sempre esteve around me a moda e eu sempre desejei trabalhar neste mercado.  
Qual seu ícone de moda?
Meu ícone de moda é a produtora Tamie Taruma, uma das primeiras do Brasil e uma das fundadoras da Marie Claire Brasil, bem como os primeiros passos do SPFW.
Tem alguma marcar queridinha? Que você não abre mão de ter várias peças?
Burberry é uma das minhas favoritas. Todavia estou em um momento de curtir vestir fast fashion, com acabamentos de "raça" investir mais em bolsas e sapatos.
Você viaja muito, e acaba conhecendo muita gente famosa. Como lida com isso?
Viajar é parte do trabalho do RP, é a ponte que temos que atravessar muitas vezes para garantir o sucesso de parcerias, eventos e bons contratos. Muitas vezes viajamos na cia de famosos e descobrimos com o tempo de profissão que eles são pessoas normais. O mais difícil é lidar com o assédio externo que as pessoas tem com eles. Estar na pele de uma celebridade tem todas as vantagens do mundo que já conhecemos. E conviver com eles acaba nos dando acesso as desvantagens e particularidades de ser famoso. 
Você acha que a personalidade da blogueira influência no seu sucesso? 
Acho sim, ela tem que ter uma posição neutra sobre temas muito polêmicos para não ofender seguidores de opinião diferente. Isso eu digo mais como: orientação política, sexual e religiosa. Acho que simpatia continua sendo a antiga formula do sucesso. Também acho que não deve ser falsa nem exagerada. Isso é perceptível ainda que por foto.
Cinco características que uma blogueira precisa ter, para sair na frente?
  • Compromisso ( quer ser Blogueira alimente seus seguidores com conteúdo)
  • Simpatia 
  • Simpatia (de novo se não ficou bem entendido)
  • Bom gosto 
  • Bom texto 
Das mídias que temos hoje, qual na sua opinião é mais abrangente?
Estamos vivendo um momento de que tudo tem que ser rápido e imediato, desta forma acho que a rede social do momento é o Instagram.
Quais seus projetos para este ano?
Nosso maior foco é fazer com que a @saladeimprensasp continue crescendo. Ano passado tivemos um crescimento de 40% o que é muito positivo em um ano com tantas adversidades. Trabalhar muito o conceito de assessoria boutique com todos os nossos clientes, em paralelo a isso fortificar e tornar conhecida a @Alternativadeblogs com eventos, viagens e matérias que façam nossas blogueiras cada vez mais valorizadas e integradas. No âmbito pessoal adotar um gatinho, e passar o verão europeu em Capri na Itália :-)


Na foto a Adriane Galisteu  e o Fernando chegando a um evento. No qual o RP fez a ponte entre a celebridade e a marca. Não é o máximo????

Espero muito que tenham gostado, e aproveitem as dicas!!!
Beijos e Lambidas.
Cris e Pipa


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Adorei a entrevista Cris, é sempre bom saber opiniões de quem trabalha na área, beijão!!

    Blog Delineado Clássico - Fanpage

    ResponderExcluir
  2. Querido e muito profissional!! Adoro ele.

    ResponderExcluir
  3. ja li e reli duas vezes esse post , achei ele tão simpático e dicas tão bacanas que releio para ver se pego ais algumas rsrsr
    espero mais entrevistas como essas amiga super curti

    ResponderExcluir
  4. hahah também li milhares de vezes Ana.
    Ele é um fofo, super simpático.
    Vai ter sim.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre boa as suas entrevistas, elas somam muito na formação de uma decisão ou de um ponto de vista, para sempre evoluir nos blog. Adorei!

    ResponderExcluir